Proteção Legal
Garantimos a proteção jurídica das suas cultivares através do registro junto ao órgão competente.
Novo Participação ESX SEBRAE em Julho/25 Iremos participar da ESX SEBRAE ES em Julho/2025
Garantimos a proteção jurídica das suas cultivares através do registro junto ao órgão competente.
O melhoramento de plantas requer investimentos em terras, instalações, equipamentos e mão-de-obra qualificada.
O desenvolvimento de uma nova cultivar pode levar de 8 a 12 anos, exigindo dedicação e paciência.
Sobre o Serviço
Proteção de Cultivares é uma forma de propriedade intelectual pela qual os melhoristas de plantas podem proteger suas novas cultivares, obtendo determinados direitos exclusivos sobre elas. A grosso modo, assim como o autor de um invento pode patentear sua invenção, o obtentor de uma nova cultivar pode protegê-la mediante a proteção disposta na Lei de Proteção de Cultivares.
O melhoramento de plantas exige habilidade e conhecimentos específicos. Na maioria dos casos, as atividades de melhoramento requerem investimentos significativos em terras, instalações apropriadas (como estufas, casas de vegetação), equipamentos de laboratório e mão-de-obra qualificada (em muitos casos, uma equipe de conhecimento multidisciplinar).
Ademais, via de regra, a obtenção de uma nova cultivar demanda um tempo considerável. Para se ter uma ideia, o melhoramento de uma cultivar de arroz ou feijão leva de 8 a 12 anos. Não obstante todo o esforço, uma vez desenvolvida, a cultivar pode ser facilmente reproduzida. Desse modo, ao proteger os direitos dos obtentores, cria-se um ambiente de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento de novas cultivares, possibilitando segurança e retorno dos investimentos aportados.
Fonte: INPI
Antes de solicitar a proteção, é essencial fazer uma busca para verificar se sua cultivar já existe no banco de dados do órgão competente.